Trindade e Shunyata -

Budismo e cristianismo, não é sobre oposição entre eles, mas uma análise sobre os temas que esta religiões abordam. Sou do tipo que segue um tipo de Religião Progressiva, não creio em coisas sobrenaturais, não descarto a ciência, eu sou deísta este é meu blog. Buddhism and Christianity is not about opposition between them, but an analysis of issues those religions bring until us. I'm a man that follows a kind of Progressive Religion, I do not believe in supernatural things, I do not discount the science, I´m deist... this is my blog.



Três pessoas, mas uma só entidade: Deus
Trindade existe?

Hoje é terça feira então temos no blog o tópico Conceitos do Budismo e Cristianismo.
Existe ou não uma santíssima trindade?
Eu considero a resposta para esta questão irrelevante....
Vejamos, eu já disse aqui no blog que eu faço o sinal da cruz no qual diz: '' em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.''
Eu acredito na Trindade?
Sim e não!
Como isso é possível?
Deus pode ser três pessoas individuais em um só ser?
Depende. A palavra polícia, por exemplo, se refere a um conjunto de policiais, tanto masculinos como feminino num número maior que um.
Seguindo este raciocínio, a Trindade significaria que Deus é uma palavra para designar o conjunto das três pessoas da trindade (pai, filho e espírito santo)
Muitos veem problema nisso porque para alguns somente um ser pode ser adorado como divindade, isto é, o próprio Deus, sem os dois outros - sem o filho desse Deus e o Espírito Santo.
Também poderia ser falsa esta ideia de trindade porque muitos afirmam que Deus refere-se somente a um ser individual na medida que muitas religiões insistem que Deus é um e três ao mesmo tempo.
Os opositores argumentam que dois ou mais corpos não podem ocupar um mesmo espaço ao mesmo tempo.
Vamos lá; é relevante esta questão? é importante a resposta se existe ou não uma trindade?
Vamos refletir um pouco: Deus é um ser supremo, não temos informações específicas sobre Ele, seria ingenuidade  sua acreditar que eu posso te dar certeza sobre detalhes sobre Deus.
Sim, Algumas pessoas são ingênuas e acreditam que uma determinada religião tem informação exata e segura sobre Deus.
Eu creio e prefiro acreditar em certos conceitos baseando-me em concepções que para mim fazem sentido, mas nem todos terão a mesma opinião que a minha, já que cada um tem seus motivos para ver sentido em uma determinada crença....quem sou eu para proibir alguém de crer em Deus como Trindade ou apenas como um ser único de fato?
Eu digo: em nome do Pai....do mesmo modo que digo que luto pela liberdade, pelo bem, pelo conhecimento, por um futuro melhor - e essas coisas não uma coisa só, mas eu poderia muito bem agrupá-las e defini-las apenas com um conceito.
Jesus é Deus?
Isso também é relativo.
Jesus se declarou como uma manifestação de Deus em carne e osso, e na verdade todos nós somos assim, porém não nos sentimos na liberdade de se comparar a Jesus Cristo. 
Não nos parece que estamos no mesmo nível dele.
Adorar Jesus como Deus ou não é uma opção de cada um.
Acha mesmo que Deus vai ficar zangado se você pensa que existe a Trindade, ou o contrário; se acha que não existe?
Acha mesmo que Deus se zangará se você cultuar Jesus como Deus?
No mínimo, Deus ficará feliz, e sentirá orgulho por Jesus.
As vezes eu sinto Jesus como Deus, as vezes eu realmente recorre a Iavé como Deus supremo propriamente dito. Tudo isso é relativo, e não faz referência a nossa boa relação com Deus e com o Bem.

 





Vazio no budismo



A doutrina, ou conceito do vazio tem vários sentidos de acordo com a interpretação.
Nos sutras a palavra vazio seria Shunyata, em sãmscrito e Kuu em japonês.
Para alguns budistas, há de fato um estado de inexistência a ser alcançada e este estado estaria ligado ao Nirvana, que seria a peripécia de apagar os desejos do ego junto ao sofrimento que seria a sombra do ego.
Outros budistas porém, entendem o vazio como a não substancialidade das coisas, a mesma faca que usamos para passar manteiga no pão pode ser a mesma faca que usamos para cometer um assassinato, a faca é a mesma, mas ela não possui uma definição real, ela ganha uma realidade de acordo com seu uso.
Assim seriam todas as coisas, seu futuro não está predeterminado mas está em latente, vários desfechos estão latentes, várias possibilidades estão latentes;  dependerá de você e de fatores externos ( nhô ze in e nhô ze en) qual será a sua realidade amanhã.
O presente também seria assim.
Também é dito que o vazio seria a própria vida humana, já que ela é algo intangível, mas real e sagrada e o próprio estado de iluminação em sua vida.


Na verdade o vazio se refere Shunyata se refere a todas estas coisas e depende de qual concepção é mais relevante na sua prática religiosa, se você adere aos conceitos do budismo é claro.


O Bodhisattva Avalokitesvara,
Praticando profundamente o prajna paramita,
Viu claramente o vazio de todos os cinco agregados.
Assim libertou-se completamente do infortúnio e sofrimento.
Oh Shariputra, forma nada mais é do que vazio,
Vazio nada mais é do que forma;
Assim, forma é vazio, vazio é forma.
À semelhança disto, sensação, conceituação, discriminação
E consciência são também assim.
Oh Shariputra, todos os dharmas são vazios,
Nem surgem, nem findam;
Nem são impuros nem puros, destituídos de acréscimos ou perdas;
Assim, no vazio não há forma, nem sensação, conceituação,
Discriminação ou consciência;
Nem olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo, mente;
Nem cor, nem som, nem cheiro, nem sabor, nem tato, nem fenômeno;
Nem campo da visão, nem campo da audição, nem campo do olfato,
Nem campo gustativo, nem campo táctil, nem campo da consciência;
Nem ignorância e nem extinção da ignorância...
Nem velhice e morte, e nem a extinção da velhice e morte;
Nem sofrimento, nem causa de sofrimento,
Nem extinção do sofrimento,
Nem caminho para a extinção do sofrimento;
Nem sabedoria e nem qualquer aquisição;
Nada que possa ser encontrado;
E então o bodhisattva vive o prajna paramita
Sem nenhum obstáculo na mente.
Sem obstáculos, portanto sem medo,
Inteiramente afastado de sonhos ilusórios, isto é nirvana.
Todos os Budas do passado, presente e futuro vivem prajna paramita,
E assim atingem anuttara-samyak-sambodhi.
Portanto saiba, o prajna paramita é o grande mantra,
O mantra vívido, o melhor mantra, o mantra insuperável.
Ele elimina completamente qualquer dor
Isto é a verdade e não uma mentira.
Assim, tome o mantra prajna paramita,
Tome este mantra e diga:
Gate! Gate! Paragate! Parasamgate!
Bodhi svaha! Prajna Paramita Sutra.

TODOS OS BUDAS NAS DEZ DIREÇÕES
TODOS OS GRANDES BODHISATVAS
GRANDE SABEDORIA COMPLETA
 



Should you belive in a Trinity?

 Today is Tuesday then we blog the topic Concepts of Buddhism and Christianity.Is there a Holy Trinity?I think the answer to this question is irrelevant ....Let's see, I have said on the blog that I do the ''cross gesture'' in which  says: '. In name of the Father, the Son and the Holy Spirit' ''I believe in the Trinity?Yes and no!How is this possible?God can be three individual person in just one single entity?It depends. The word police, for example, refers to a group of policemen, both male and female in a number greater than one.Following this reasoning, the Trinity mean that God is a word for all three persons of the Trinity (Father, Son and Holy Spirit)Many see a problem with that because for some only a being can be worshiped as a deity, that is, God Himself, without the two others - without the Son and the Holy Spirit.It could also be false this idea of ​​trinity because many claim that God refers only to an individual being and in another hand many religions insist that God is one and three at the same time, but now: opponents argue:  two or more bodies can not occupy the same space at the same time.Come on;  is this question relevant? it is important to answer whether there is a trinity?Let us reflect for a moment: God is a supreme being, we have no specific information about him, it would be ingenuous to believe here that I can give certainty  details about God.Yes, some people are ingenuous and believe that a particular religion has accurate and reliable information about God.I believe and prefer to believe in some concepts based on my ideas which for me make sense, but not all have the same opinion as mine, since each has its reasons that make sense to them in a particular belief .... who am I to forbid anyone to believe in God as Trinity or just as unique indeed?I say in the name of the Father .... just as I say that I fight for freedom, for good, for knowledge, for a better future - and these things are not only a single thing, but I could very well group them and set  them all as an single concept.Jesus is God?This is also relative.Jesus declared himself as a manifestation of God in the flesh, and in fact we are all son of God and we also mirror him, but we do not feel at liberty to be compared to Jesus Christ.It does not seem that we are at the same level of Jesus.Worship Jesus as God or not  is  an option for each one.Do you really think God will be angry if you think there is a Trinity, or otherwise; if you think that don´t exist such entity?Do you really think God will be angry if you worship Jesus as God?At least God will be happy, and feel proud of Jesus.Sometimes I feel Jesus as God, sometimes I really refers to Yahweh as the supreme God Himself. All this is relative and does not refer to our good relationship with God and with the Good.






Empty concept in Buddhism


The enpity doctrine or  concept has various meanings according to the each interpretation.In the sutras the empty word would be Shunyata in sãmscrito and Kuu in Japanese.  For some Buddhists, there is indeed a state of nonexistence to be achieved and this state would be linked to Nirvana, which would be the skill of erasing ego's desires with the suffering that would be the shadow of the ego.Other Buddhists however, understand the emptiness as the non-substantiality of things, the same knife used to buttering bread can be the same knife used to commit a murder, the knife is the same, but it does not have a real definition, it gains a reality according to its use.So would be everything, your future is not predetermined but is latent, several outcomes are latent, several possibilities are latent; It depends on you and on external factors (Nho ze in and nho ze en) what will be your reality tomorrow.This would also be so.It is also said that Shunyata would human life itself, since it is something intangible, but real and sacred and the very state of enlightenment in your life.In fact  Shunyata refers to all those things, so it depends on which conception is more relevant in your own religious practice, if you are adhering to the Buddhist concepts of course.




The Heart Sutra

The Prajñaparamita Mantra famously concludes the shorter version of the Heart Sutra (Prajnaparamita Hridaya).

Avalokiteshvara Bodhisattva,
when pursuing the deep prajñaparamita,
recognized the five skandhas as completely empty
and passed beyond all vexations and distress.

Shariputra, appearances are not different from emptiness,
emptiness is not different to appearances.
Appearances are emptiness,
emptiness is an appearance.

Impressions, thoughts, associations
and knowing too, are also like this.
Shariputra, all dharmas are empty of appearances,
are not created, are not extinguished,
are not defiled, are not pure;
do not increase, do not decrease.

For this reason, amidst emptiness there are no appearances,
nor are there any impressions, thoughts, associations and knowing,
There is no eye, ear, nose, tongue, touch, ideas.
There are no colors, sounds, smells,
tastes and touch dharmas.
There is no eye-element up to no imagining nor knowledge element.
Neither is any non-understanding,
nor is there any end to non-understanding up to no old-age and death.
Neither is there any end to old-age and death.
There is no suffering, cause, extinction or path.
There is no knowledge nor anything to find.

Because there isn’t anything to find,
the bodhisattva is free because of relying upon prajñaparamita:
a heart without any obstruction.

Because there are no obstructions, there is no fear.
Abandoning, overturning dreams and concepts,
finally reaches nirvana.

Because all the Buddhas of the three times have relied upon prajñaparamita, they have found anuttarasamyaksambodhi.
For this reason, know prajñaparamita is the great spiritual mantra.
The great understanding mantra.
The supreme mantra.
The unequaled mantra, able to cut through all vexation
because in reality there is no emptiness.

Speak the prajñaparamita mantra, speak the mantra’s words:
gate gate paragate parasamgate bodhi svaha.

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